HIP-HOP
Hip-Hop é uma cultura que consiste em 4 subculturas ou subgrupos, baseadas na criatividade. Um dos primeiros grupos seria, e se não o mais importante da cultura Hip-Hop, por criar a base para toda a cultura, o DJing, é o músico sem “instrumentos” ou o criador de sons para o RAP, o B.Boying (a dança B.Boy, Poppin, Lockin e Up-rockin) representando a dança, o MCing (com ou sem utilizar das técnicas de improviso) representa o canto, o Writing (escritores e/ou graffiteiros) representa a arte plástica, expressão gráfica nas paredes utilizando o spray.
A origem e as raízes da cultura Hip-Hop estão contidas no sul do Bronx em Nova Iorque (EUA). A ideia básica desta cultura era e ainda é: haver uma disputa com criatividade. Não com armas; uma batalha de diferentes (e melhores) estilos, para transformar a violência insensata em energia positiva.
Este bairro experimentou mudanças radicais durante os anos 60, devido a construções urbanas mal planeadas (construíram uma auto-estrada no coração do Bronx, construíram complexos de apartamentos enormes) o que fez com que o bairro desvalorizasse. A classe média que consistia em Italianos, Alemães, Irlandeses e Judeus, mudaram-se por causa da qualidade decrescente de vida.
Em vez deles, estabeleceram-se afro-americanos mais pobres e famílias Hispânicas. Por causa da pobreza crescente, os problemas causados por crimes, drogas e desemprego aumentaram.
No ano de 1968 sete adolescentes que se nomearam "Savage Seven" (Sete Selvagens) começaram a aterrorizar o bairro, criando assim a base para algo que dominaria o Bronx durante os próximos 6 anos: as Streetgangs (gangues de rua). Em pouco tempo apareceram outros gangues em todo o bairro, em todas as ruas e esquinas.
O número de gangues cada vez mais estava a diminuir, principalmente porque cada vez mais jovens estavam envolvidos com um movimento, e identificavam-se com alguma actividade. Pois a ideia básica era competir com criatividade e não com violência.
A força motriz de todas as actividades dentro dos 4 elementos era fugir do anónimato, ser ouvido e visto e espalhar o nome por toda parte. Se alguém quisesse melhorar suas habilidades teria que deixar de fazer coisas depreciativas (drogas, crimes, etc...), e teria que por a sua energia à disposição da cultura e com isso ajudar a trazer mais adiante o próximo nível da Cultura Hip-Hop, desenvolvendo os seus elementos cada vez mais inspirando novamente outras pessoas.
Assim, era como uma lei não escrita, que, todos criavam o seu próprio estilo, sem copiar o próximo e sem roubar as ideias do outro. Outra lei respeitada era: Paz, Unidade, Amor e Divertimento. A base para os diferentes elementos já estava pronta, mas com a integração da cultura Hip-Hop foi acelerado o desenvolvimento rapidamente dos elementos.