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terça-feira, 7 de julho de 2009
História da Dança de Salão – seção Standard
HISTORIA DA DANÇA DE SALÃO
VALSA INGLESA
Durante os anos de 1910-1940 muitas pessoas freqüentavam o Bostonclub no hotel Savoy, no centro de Londres, para dançar a Valsa Lenta, a precursora de nossa Valsa de competição.
O Boston, importado dos EUA, desaparece quando, em 1914, os passos básicos foram mudando para a Valsa Inglesa.
Depois da Primeira Guerra Mundial, a Valsa Lenta desenvolve mais figuras como o Natural e Reverse Turn e os passos de mudança.
O desenvolvimento da Valsa Inglesa foi árduo e lento. Foi a contribuição dos primeiros campeões ingleses, Miss Josephine Bradly e Victor Silvester e Pat Sykes e Maxwell Steward, que ajudou no crescimento da Valsa.
Um importante organismo que contribuiu na padronização das figuras foi a Imperial Society of Teachers of Dancing (ISTD). Muitas daquelas variações ainda são dançadas pelos casais de competição.
TANGO
A Milonga é a dança precursora do Tango. A Milonga já possui os característicos e rápidos movimentos da cabeça e costas.
No início do século XX a Milonga foi dançada em pequenos teatros para alta sociedade do Brasil. Nesse periodo o nome mudou de Milonga para Tango, o nome Milonga traria demasiadas lembranças dos “guetos” de Buenos Aires.
O Tango foi introduzido na Europa, através da comunidade argentina de Paris.
Até 1907 o Tango não foi aceitado em Londres, era demasiado erótico e tinha muitos opositores.
Despois de algumas mudanças de estilo, o tango foi aceitado em Paris e Londres.
Foi a época das festas-tango, os cha-tango e os jantar-tango com demostraçôes de profissionais do tango.
Entre 1920/1921 o Tango foi padronizado na Conferência de Londres.
Durante os anos de 1930, as ações “staccato” foram incluídas nas coreografías de Tango.
VALSA VIENENSE
A Valsa Vienense é original da região alpina do sul da Alemanha. Durante o século XVIII nasceram as danças: Weller, Walzer e Ländler. Esta última dança, o Ländler, é a precursora de nossa Valsa Vienense.
Entre 1800 e 1820 os passos e figuras do Ländler foram reduzidas, devido à velocidade da música e assim nasceu a Valsa Vienense de 6 passos.
Durante os anos de 1960 houve muita discussão entre a Alemanha e o Reino Unido a propósito do número de figuras da Valsa Vienense permitidas na competição.
Em 1983 o International Council of Ballroom Dancing (ICBD) tomou uma decisão: Natural e Reverse Turn, Natural e Reverse Fleckerl e o Contracheck de reverse a natural fleckerl dançado em um compasso de música.
SLOW FOXTROT
O Foxtrot foi introduzido na Europa pouco antes da Primeira Guerra Mundial.
Desde as suas origens, o Foxtrot era uma dança que combinava movementos pausados com rápidos e se diz que o nome procede de um dançarino de musicais chamado Harry Fox.
Os mestres europeus de dança não ficaram contentes com um certo caráter “impetuoso” do Foxtrot e começaram a lapidá-lo.
Entre 1922 e 1929, Frank Ford, com quem Josephine Bradley costumava fazer demonstrações, desenvolveu os movimentos básicos do Slow Foxtrot. Com sua interpretação ganhou o “Star Championship” de 1927 com a sua parceira Molly Spain.
Muitas das figuras que eles dançaram ainda são usadas pelos casais de competiçâo.
Atribui-se a Josephine Bradley o invento do “Heel turn”.
O estrito tempo musical nâo era delimitado naquela época, e as orquestras interpretavam o Foxtrot numa ampla faixa de tempo musical.
É fácil adivinhar como tinham que ser alterados os estilos conforme quem conduzia a orquestra; mas uma vez a orquestra de Victor Silvester começou a fazer gravações e o problema foi resolvido.
QUICKSTEP
O Quickstep deriva do Foxtrot. Durante os anos de 1920 muitas orquestras executavam os Foxtrot
muito rápido, em até 50 compassos por minuto.
Os largos e abertos passos do Foxtrot não puderam ser executados nessa velocidade.
Os ingleses desenvolveram, a partir do original Charleston, uma dança que progredia pelo chão e fizeram una mistura com o já mencionado Foxtrot rápido. Chamaram esta dança de “Quicktime Foxtrot and Charleston”.
O casal ingles Frank Ford e Molly Spain dançaram no “Star Campionship” de 1927 uma versão deste “Quicktime Foxtrot and Charleston” sem as características ações de joelhos do Charleston, e fizeram uma dança de par no lugar de uma dança individual.
As figuras eram: Quarter Turns, Cross Chasseés, Zig-zags, Cortes, Open reverse Turns and Flat Charleston.
No ano de 1928 nasceu definitivamente o Quickstep com os seus característicos chassées.
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